Avisos ao novo juiz de Itaituba

Do leitor que se assina Josias Dias, sobre a nota Elogios:

Seja bem-vindo, Dr. Sílvio.

É um bom momento, em que parte dos representantes da justiça em Itaituba já deu provas que está agindo a favor dos direitos do cidadão e contra malfeitores (principalmente políticos compradores de voto, como é o caso do ex-vereador Peninha) e também contra criminosos (um número expressivo de júri popular).

Que o senhor venha determinado, inclusive, a esclarecer casos bastante obscuros deixados por outros juízes que por aqui passaram.

Cuidado também com pseudo-admiradores, que podem estar entre aqueles que tem alguma dívida com a justiça e estão prontos a recebê-los com os braços abertos, contando com uma benevolência comprometedora.

Me intriga um pouco e gera curiosidade com relação ao conterrâneo itaitubense: há algum tempo ele chegou a demonstrar simpatia pelo vereador cassado e agora chega a elogiar a vinda de um juiz, por achar que este é sério e isento.

As duas coisas não combinam conterrâneo: um malfeitor (o vereador cassado) e um defensor da lei (juiz). É uma química complicada de composição.

Pelo menos eu não acredito na mais remota possibilidade de uma comprometedora aproximação.

O certo é apostarmos juntos numa isenção em favor do direito do cidadão. É o que Itaituba precisa, inclusive que você peque mais leve no nosso prefeito, pois ele ainda tem pouco tempo de mandato (e até certo ponto alguns trabalhos elogiáveis) e é aliado e seguidor do vereador cassado que você em outros momentos chegou a defender.

Comentários