Gasolina denuncia "cartel"

O vereador Paulo Gasolina, do PFL de Itaituba, denunciou ontem no Ministério Público Estadual de um cartel entre proprietários de embarcações que fazem a linha entre Itaituba e Santarém e que contaria com o "apoio" da Arcon - Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos.

De acordo com o vereador, treze armadores se uniram e conseguiram uma liminar na Justiça que lhes dá direito de colocar apenas um barco na linha entre as duas cidades.

Os donos das embarcações, releva Gasolina, acabaram com a concorrência e aumentam quando querem o preço da passagem.

O vereador pretende derrubar a liminar ainda hoje no Tribunal de Justiça do Estado alegando que não existe fundamento para impedir a concorrência.

Segundo ele, quando algum empresário se arrisca em colocar um barco ma linha corre o risco de levar multa de 10 mil reais.

Fonte: Rádio Rural/Jornal da Manhã

Comentários

Anônimo disse…
Um maranhense em Itaituba
Tardia mas excelente a determinação do vereador Paulo Gasolina em agir a favor da população e contra os donos de embarcação que formaram um cartel, na linha de embarcações de Itaituba para Santarém. De Santarém para Itaituba, os barcos não fazem concorrência porque serão impedidos de transportar passageiros na volta e assim terão prejuízo.
Acobertados pela tal da ARCON do governo do Estado e pela maioria dos vereadores na câmara municipal, os donos de embarcações abusam no péssimo serviço e nos altos preços.
Daqui para Santarém só viaja um barco por dia, dos que estão neste cartel, e o usuário não tem a oportunidade de contar com a concorrência em busca de um menor valor e melhores condições para sua viagem.
A Arcon, órgão regulamentador do governo estadual entrou nesta apenas para acobertar o cartel. Pior é que donos de barcos e Arcon estão com a cobertura da maioria dos vereadores que se beneficiam com algumas passagens. O serviço nesta linha é ruim, pequenos lanches são vendidos a preços altíssimos e até simples encomendas são cobradas a preços absurdos.
Quando havia concorrência e não tinha a ARCON, o preço das passagens era mais baixo, o serviço era melhor e até serviam um pequeno jantar e um bom café da manhã. Coisas que não existem mais.
Uma das embarcações pioneiras nesta linha, São Tomé, está proibida de fazer o transporte de passageiros, porque tentou viajar e fazer as passagens a preços mais baixos.
Sei dessas coisas por trabalhar como vendedor e utilizar com frequência esta linha.