Oficinas para a BR-163

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza oficina para consolidar as ações para o plano de desenvolvimento sustentável na área de influência da rodovia Cuiabá-Santarém ( Plano BR-163 Sustentável).

A ministra do Meio AmbienteMarina Silva esteve presente hoje na abertura e destacou a importância da obra. "É o primeiro experimento de fazer uma estrada com governança na Amazônia."

Desde o anúncio da pavimetação da estrada há três anos, o MMA vem trabalhando para posicionar o investimento de forma a garantir o desenvolvimento regional sustentável.

Durante a oficina nos dias 27 e 28, no centro de convenção Israel Pineiro estarão presentes os dirigentes e técnicos do MMA, IBAMA e ANA com resposabilidade no tema.

A oficina pretende consolidar as políticas para implementação do Plano BR- 163 Sustentável e definir medidas prioritárias para garantir a qualidade e a eficiência das contribuições do MMA e vinculadas.

O processo do Plano da BR-163 já tem bons resultado como criação de aproximadamente 8,2 milhões de hectares de unidades de conservação e de um distrito florestal com capacidade de geração de emprego e renda.

"A sociedade não tem dúvidas quanto a BR-163, o ministério está comprometido com esse processo, pois é a única forma viável de promover a infra-estrutura na Amazônia.", esclarece a ministra.

A implementação do Plano BR-163 Sustentável visa o fortalecimento de políticas de gestão ambiental, associada à criação e implementação de áreas protegidas, a viabilização de oportunidades econômicas em bases sutentáveis e a consolidação de políticas de monitoramento e controle ambiental para coibir a degradação dos recursos naturais.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Comentários