Santarém será Zona Franca

O Pará terá três zonas francas, sendo uma no município de Barcarena, na região metropolitana; em Santarém, no oeste do Estado, e em Almeirim, na fronteira com o estado do Amapá, segundo o texto da Medida Provisória 255 aprovado na noite de ontem, no Senado federal.

O governador do Pará, Simão Jatene, teve participação decisiva para que o Pará fosse incluído na emenda do senador José Sarney (PMDB-AP), que criava uma super zona franca na Amazônia Legal, beneficiando os municípios de Macapá e Santana, no Amapá, Estado por onde José Sarney elegeu-se senador.

A criação da zona franca beneficiando o estado do Pará foi aprovada por 42 votos contra sete, e três abstenções, graças a uma emenda coletiva apresentada pelos senadores Luiz Otávio (PMDB), Ana Júlia Carepa (PT) e Flexa Ribeiro (PSDB) ao projeto do senador José Sarney, em tramitação no Senado desde 1999.

Simão Jatene veio à capital federal acompanhar pari passu todas as negociações para que o Pará não fosse discriminado pelo projeto do ex-presidente Sarney, que beneficiava apenas os dois municípios do Amapá. "A vitória foi do bom senso", comemorou o governador do Pará, após o resultado da votação.

Jatene precisou usar muitos argumentos para dobrar resistências no Senado da República. O senador Amir Lando (PMDB-RO), relator da Medida Provisória 255, que incorporou o projeto da zona franca apresentado pelo senador Sarney, não aceitava, em hipótese alguma, a inclusão de três municípios paraenses na emenda. Quando muito, admitiu que Almeirim e Barcarena fossem contemplados com zonas francas. "Senador, a inclusão de Santarém é absolutamente fundamental", argumentou Simão Jatene, mostrando que a região oeste do Pará precisa ganhar infra-estrutura e a zona franca abrirá caminho para que o maior município do Baixo-Amazonas seja beneficiado com a instalação de indústrias e a conseqüente geração de empregos.

Amir Lando, pressionado também pelos senadores paraenses, Ana Júlia, Flexa Ribeiro e Luiz Otávio, acabou acatando a sugestão e Santarém foi incluído na emenda, finalmente aprovada. "Assim que o projeto foi aprovado, liguei para a prefeita Maria do Carmo ( prefeita de Santarém), anunciando a boa novidade", contou Ana Júlia, ainda no plenário do Senado.

Fonte: Governo do Pará

Comentários