Relatório incrimina PT da região

Agência Câmara:

Relatório parcial aprovado ontem pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Biopirataria sobre o Plano Safra Legal 2004 concluiu que, no Pará, houve um esquema organizado por filiados do PT para arrecadar dinheiro ilegalmente para candidatos do partido em 2004.

A comissão sugere o indiciamento do presidente da Associação Madeireira dos Municípios de Anapu e Pacajá (Ammapa), Leivino Ribeiro dos Santos, e de outros envolvidos no esquema.

Santos coordenou a campanha de Francisco de Assis Santos Souza, o Chiquinho do PT, a prefeito de Anapu.

De acordo com o relatório, Santos idealizou e confeccionou o adesivo com a inscrição "Empresa oPTante do Plano Safra Legal 2004".

A CPI concluiu que os adesivos eram salvo-conduto de madeira ilegal dado a empresários que pagavam propinas para financiar candidatos do PT nas últimas eleições municipais.

Os citados

* Levino Ribeiro Santos, que monopolizou a liberação de Autorizações de Desamatamento (ADMs) destinadas a posseiros das cidades de Anapu e Pacajá junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e prestou falso testemunho na CPI.

* Elielson Soares de Farias, ex-chefe do escritório do Ibama em Altamira também poderá ser indiciado. A CPI o acusa de assinar a maior parte das ADMs expedidas no Plano Safra Legal 2004, sem lançá-las no Sistema Integrado de Monitoramento e Controle dos Recursos e Produtos Florestais (Sisprof), usado pelo órgão ambiental para acompanhar o desmatamento de florestas.

* Bruno Kemper, representante do Incra em Altamira. Foi quem autorizou o empresário Sílvio César Costa de Lima a preparar ADMs irregulares na sede local do Incra.

* Sílvio César Costa Lima, "proprietário de fato" da HB Lima Topografia e Engenharia Florestal, que é a responsável técnica pelas ADMs emitidas no Plano Safra Legal 2004.

* Sidiane Costa Lima, engenheira florestal, acusada de ter assinado relatórios técnicos sem ir a campo.

* Gracilene Lima, sócia da HB, foi incluída entre os investigados por ter mentido à CPI.

* Chiquinho do PT, que foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anapu, é citado no relatório como beneficiário do esquema de corrupção. Entretanto, a CPI se limitou a mencionar que ele obteve "ganhos políticos" com o Plano Safra Legal 2004, "desviando sua concepção original".

Comentários