Estilo Lula

Para tentar compreender o caso da compra de dossiê, é preciso analisar os tipos de conflito político que estão por trás da historia. O principal deles, é claro, é a disputa entre o PT e o PSDB. O outro, é a atual luta entre a ala paulista do PT e a ala nacional. Nesse contexto todo, temos que tentar entender o estilo político de Lula.

O presidente Lula tem reconhecidamente como sua virtude principal, a arte de administrar conflitos e tendências, seja no PT como no governo. Raramente o Presidente chuta uma posição. Prefere sempre ficar por cima das paixões, e tentar interpretar os rumos dos ventos.

Só quando o horizonte clareia, ou os ventos se transformam em furacões, é que Lula assume um posicionamento claro. Os tendenciosos costumam confundir essa postura do Lula como fraqueza política. Não se trata de fraqueza, mas de estilo político. (...)

Trecho inicial do artigo Dossiê sanguessuga, da lavra do sociólogo Tibério Alloggio.

[Clique aqui], para lê-lo na íntegra.

Comentários

Anônimo disse…
Tibério, continue tentando,quem sabe um dia eu começe a te entender meu amigo, mas essa sua defesa do PT, até agora não conseguir. Só uma pergunta: Tem algum projeto prometido pelo partido para o projeto, ano que vem?
Anônimo disse…
Gente tem que acordar!!
Inteligência serve para isso, entebder o que está acontecendo à vespera de uma eleição!
Lembrese da Roseana Sarney, de como sua cndidatura foi detonada? Diretamente do palacio do Planalto?
Em benefício da candidatura Serra. Naquela ocasião, para quem não se lembra, a Polícia Federal realizou uma operação que matou no nascedouro a candidatura de Roseana Sarney.

Agora, ao contrário, foi a própria Polícia Federal que interceptou e prendeu os envolvidos na divulgação de um dossiê contra Serra.

Há quem diga, é verdade, que um hipotético serviço de inteligência da candidatura Serra teria detectado, infiltrado e manipulado a situação, em seu próprio favor.

Há quem diga, também, que o procurador que atuou a favor de Serra, em 2002, é o mesmo que hoje acompanha o caso, assumindo posições contra o PT.

Trata-se do procurador Mário Lúcio Avelar, atuante nos casos Lunus, sanguessugas e dossiê. Em março de 2002, este procurador deu uma entrevista para a Folha de S. Paulo, dizendo o seguinte: “Gente, querem dizer que isso é do Serra? Então escreve: sou o procurador do Serra”.

Seja como for, o fato é que as instituições de Estado não estão a serviço da candidatura do presidente da República. Se há aparelhamento de alguma instituição estatal a favor de alguma candidatura, não é a favor de Lula.
Anônimo disse…
A pesquisa do Ibope, que foi a mais badalada na mídia, pois traz sensível diminuição da diferença percentual entre Lula e Geraldo, foi realizada nos dias 20 e 22 de setembro, e ouviu 2002 eleitores.
Já a pesquisa Datafolha, foi realizada somente no dia 22 e ouviu 4304 eleitores, quase o dobro da pesquisa Ibope
Datfolha Lula aparece com resultados muito mais confortáveis em relação ao Geraldo.

Logo, a pesquisa Ibope é mais antiga e menos abrangente, então a pesquisa mais recente, que melhor reflete o momento é a do Datafolha.

Mas por que a mídia destaca e repercute a do Ibope?
Será que é intencional, a fim de provocar sensacionalismo em torno de uma possibilidade de levar a eleição para segundo turno, convencendo com números a massa de eleitores flutuantes? Será?

E uma última observação: Por que as pesquisas, ao serem apresentadas, ressalvam sempre a tal "margem de erro" para cima e para baixo de dois pontos percentuais? Simples, para que, caso não se cumpram seus prognósticos, o instituo não perca sua credibilidade.
Anônimo disse…
Pergunta escrota a sua Escrotinho!
Fique tranquilo, nenhum projeto em vista, principalmente se for Partidário, qualquer seja o Partido.
Conselho da Noite:
Leia melhor o artigo, talvez descubra que não estou defendendo ninguém. Apenas me preocupo com tudo aquilo que pode estar por trás do jeito bandido de fazer política no Brasíl, ou você é tão ingênuo assim?.
Tiberio Allogggio
Anônimo disse…
Esse Tibério se perdeu mesmo! Não vale mais nem a pena ler nenhum texto dele.
Ao invés de respnder, fica agredindo quem pergunta se ele tem dinheiro a receber do PT...

O Poder é fogo!
Anônimo disse…
peço desculpa ao sr. Tiberio, quis fazer uma brincadeira escrota, acabei fazendo uma brincadeira estupida e idiota. Acho que nao devo brincar e nem colocar em duvida um projeto que considero sério e util a nossa sociedade como é o PSA. Desculpa Sr. Tibério mais uma vez.