PEC do nepotismo pronta para votação

Está pronta para ser votada no plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 334/96, do ex-deputado Aldo Arantes, que acaba com o nepotismo nos três Poderes.

A proposta original proibia a contratação, para cargos em comissão ou de confiança, de familiares de autoridades até o segundo grau - o que inclui filhos, pais, avós, netos, irmãos, cunhados, sogros, genros, noras e enteados.

Aprovado em comissão especial em 13 de setembro do ano passado, o substitutivo do relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), estende a proibição para a contratação de familiares até o terceiro grau.

Primos

Dessa forma, as autoridades também não poderão contratar bisavós, bisnetos, tios, sobrinhos e sobrinhas dos cônjuges. Os primos, de acordo com a legislação brasileira, são parentes de quarto grau e, portanto, ficam fora da exigência.

A PEC, que muda o artigo 37 da Constituição, atinge todas as esferas de governo (federal, estadual ou distrital e municipal) e coíbe também o nepotismo cruzado - nomeações de parentes de uma autoridade por outra, do mesmo Poder ou de outro, mediante reciprocidade.

A proposta poderá ser votada ainda nesta legislatura, logo após as eleições, ou no próximo ano, quando for instalada a nova legislatura.

[Clique aqui], para ler mais.

Fonte: Agência Câmara

Comentários

Anônimo disse…
Procura-se emprego

Everaldo de Sousa Martins Filho, médico, procura emprego de DAS bem remunerado e de preferência em hospitais públicos da região que sejam administrados pelo PT.
Conta com vasta experiência adquirida na Prefeitura de Santarém, na função de super-secretário, podendo atuar com secretarias que sejam responsáveis desde problemas de Saúde à propostas de Cultura.
Só não aceita ser candidato a cargos eletivos, pois na única tentativa em 1990 não foi bem sucedido.
Contatos podem ser feitos na Secretaria de Planejamento, antes da aprovação da Lei contra Nepotismo.

Assinado, Dr. Everaldinho