Mirante vai ter bondinho

É um bondinho ("funiculaire", em francês) parecido como esse da foto que será colocado ao lado da escadaria de acesso do Mirante do Tapajós, para transporte das pessoas (não só deficientes físicos) que não quiserem encarar os 61 degraus.

Quem revelou ao blog há pouco foi o engenheiro Carlos Eduardo Mendonça, titular da Saneng, empresa responsável pela obra.

A previsão é que em dezembro o bondinho entre em operação.

Comentários

Anônimo disse…
1) Quanto vai custar?

2) Em uma cidade que tem a sáude, as ruas, o esgoto e a água que temos, precisamos mesmo de um funiculaire?


Parece que os "fornicadores" do erário não se cansam nunca de fazer bobagem.
Anônimo disse…
Fazem a burrada depois querem tapar o sol com a peneira.

Tivesse pensando antes em criar uma alternativa mais fácil para chegar ao mirante.

Enquanto ficam tendo essas idéias estapafúrdias de bondinho.

Deviam pensar primeiro:

* nas pessoas que penam pra chegar em casa por causa das péssimas condições das ruas em Santarém;

* na dona-de-casa, no idoso e na criança que todo dia tem que carregar água pra poder tomar banho e fazer as tarefas em casa.

Poderia listar diversas outras situações aqui, mas com certeza apareceria algum Zé Mané dizendo que só contra a prefeita e coisa e tal, aquele monte de bobagens.

Só acho que antes de se pensar no Município deve-se pensar acima de tudo em que mora nele ou seja a população.

E aí algo mais a declarar?
Anônimo disse…
Segundo esses anônimos até parece que o Mirante nem está em Santarém. Que a população local não teria acesso a essa praça. Que nós moradores de Santarém seriamos proibidos de desfrutar o prazer de usar a praça e da vista do encontro das águas.
Só os turistas (quais? os quatro gatos pingados que visitam a cidade?)poderiam gozar da praça do Mirante.
Pode uma coisa dessas? Pode segundo esses anônimos.
Não vão pra lá, fiquem chorando, criticando, fofocando, falando mal disso, botando defeito naquilo, como velhas comadres rabugentas.
Miséria e esplendor de quem não tem coisa melhor a fazer!

Tiberio Alloggio


uma coisa
Anônimo disse…
A nossa saúde pública está uma lástima.Porque com o dinheiro do bondinho não compram medicamentos para o Hospital Municipal que está enormemente carente?
A crítica faz parte da democracia. A unanimidade é burra, já dizia Nelson Rodrigues!!!
Anônimo disse…
Ninguem está condenando a Praça, muito menos a escada,estamos falando do tal bondinho.isso chamas-e inversão de prioridades.
Tibério nao comprometa seu curriculum, de pessoa lúcida e razoável em suas colocações, você virou um verdadeiro "cão de guarda", e as vezes não diz coisa com coisa.
Não são so 4 gatos pingados, os turistas que visitam STM, mas pra que seja 40 mil, é necessdário que o governo que você tanto defende comtemple as prioridades, alem do saneamento básico,Terminal Fluvial(mais que vergonhoso), pavimentação de toda a rod. Fernando Guilhon, (nao somente os 800 metros que estão fazendo),com iluminação, acostamento etc. ir ao Aeroporto a noite é um aventura.
Nao estou aqui deixando de reconhecer as boas obras que a Prefeitura está fazendo na cidade, mas exigindo um direito, elementar de cidadão.

Nazareno Lima
Anônimo disse…
O outro comentário que escrevi a respeito da postura deste Senhor Tibério foi censurado pelo dono do Blog. Ele deve ter seus motivos e eu os respeito.
Mas gostaria de tentar mais uma vez comentar a respeito do papel altamente nobre que este senhor desempenha neste espaço.
Cada um tem o direito de defender de forma cega e visceral quem quer que seja, de políticos a criminosos, de neo nazistas a monges, isso é um direito básico que também deve ser respeitado.

Uma pessoa que se diz sociólogo, democrata e acima de tudo insiste na tese de que só defende o socialismo e a esquerda e não somente um partido político não pode ser considerada séria pois seus textos depõem contre seu próprio caráter.

Em nenhum momento antes do comentário deste "sociólogo" tocou-se no assunto Turistas. Ninguém escreveu a palavra turista ou afirmou coisa nenhuma a esse respeito. Tudo que se fez foi questionar quanto custa e qual a real necessidade de termos um bondinho se não temos uma única rua decente nessa cidade, se não temos um hospital decente, se não temos água potável, se não temos esgoto.
Cidade que não é boa para quem habita não pode ser boa para turistas.

O histérico advogado virtual desta prefeitura e do PT, automaticamente replicou atacando quem estava exercendo o direito da dúvida e da crítica, sem desmerecer ninguém, somente exercendo o papel de cidadão. Explicitando o perfil autoritário daquele que segura suas cordinhas.

O ataque virulento, inconsequente e autista em relação aos cidadãos que escreveram anteriormente demonstra claramente quem é esta pessoa.

Acho que todos que lêem o blog ja tem consciencia de que a presença deste senhor aqui é estratégica e provavelmente remunerada, pois ninguém correria o risco de se expor de forma tão pouco digna e degradante sem que estivesse recebendo por isso. Até a ideologia, o auto-respeito e a dignidade tem limites mediante remuneração.

Entretanto, ao contrário da forma pouco corajosa com que o mesmo age ao não se identificar formamlmente como porta-voz da prefeitura e expor sua função (talvez venha daí o medo de abrir as contas da prefeitura)existem pessaos aqui que querem uma cidade mais digna e que corresponda aos ideais socialistas que o mesmo tempo prega de justiça social e moralidade na condução das políticas públicas sem ter ligações com GENTE como a sua.

O mestre do plágio e das frases feitas demonstra toda a sua miséria e esplendor ao atacar o direito básico e democrático de criticar ao considerar que estamos no mundo perfeito e a esquerda jamais poderia ser contrariada e que todos que aqui vêm, são como ele, ou seja, estão a mando de alguém.

Bendito foi o dia em que ele despertou de uma vida miserável em que era parte da direita inculta e raivosa, tornou-se um esquerdista Culto (nada plagiador) e pacífico (como se observa no seu comentário) e deixou de ser um completo idiota...
Anônimo disse…
Pessoas como Francisco Silva, Pedro Antunes, Ernesto Prestes, Nuranda, entre muitos outros, estavam no pelotão de frente da Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Passam-se os anos, novas gerações aparecem, mas os moralistas continuam os mesmos, caricaturas de si mesmos.
Anônimo disse…
Francisco Silva, ou qual que seja seu nome verdadeiro.
Se não tiver condições para questionar, rebater, se expor, divergir, melhor evitar de aparecer.
Evitaria de falar bobagens e/ou soltar ataques pessoais, cão de guarda, pago pela prefeitura, etc. etc. que os desqualificam.
Se para alguém como você é impossível imaginar que alguém (como eu) possa discordar do coral de anônimos e até concordar ou defender aquilo que de bom o município faz, fazer o que?
Vai querer o que? Que feche minha boca? Se você adora monólogos e não contraditórios,não leia, evite de ler.
Mas pelo jeito você gosta de ler, só não consegue se conter quando alguém desafina com a sua orquestra.
Relaxe e goze!Como diria Marta Sumplicy

Tiberio Alloggio
Anônimo disse…
E o anônimo estava aonde?


Não venha com esses esteriótipos e escaramuças que não colam.
Quer defender a esquerda, Defenda, mas primeiro prove que este governo é mesmo de esquerda.
Esteriotipar quem está pedindo coerência é subterfúgio de quem não tem mais o que dizer nem argumentar.

Quer dizer que pedir moral é coisa da direita? Pedir moralidade no trato público é coisa da direita? Pedir transparência e políticas estruturantes é coisa da direita? Criticar pão, circo e praças é coisa de direita?

Pensei que eram essas as bandeiras da esquerda.... Ahh bom, tá explicado...

Esquerda raivosa e plagiadora não é melhor nem pior do que qualquer direita.
Além do mais, caricatura de si mesmo é menos pior que caricaturas e arremedos de ídolos e ideologias mortas que não fazem mais sentido.

O autoritarismo está nas veias de déspotas como voces, ora travestidos de pseudo-socialistas que não sabem nem por que ou pra quem lutam, exceto aquele que está aqui para servir ao partido sem se anunciar como tal.

A propósito, em relação à TFP, vale lembrar que sou solteiro e Ateu, mas marcharei onde for preciso pra garantir a liberdade, seja a minha ou a de voces de dizerem e bajularem quem quer que seja.

E Vocês???

Estavam AONDE?
Anônimo disse…
Tiberio Allogio, ou qualquer que seja seu verdadeiro nome.

Qual o Problema com meu nome agora? Vais pedir CPF?

Monólogos?
Se eu estou comentando sobre o que voce escreveu, não posso chamar de monólogo.
Quem não consegue se conter quando alguém fala mal do PT é voce e não eu. Quem tem orquestra aqui é voce e não eu. Orquestra de flautas, diga-se de passagem.
Eu to aqui pra questionar e rebater, algo que voce não fez em nenhum momento deste debate.
Porque não resposde o que lhe perguntaram ou o que eu te perguntei?

Quem saiu falando bobagens foi voce ao falar de turistas enquanto se questiona se vale mais a pena investir em bondinhos enquanto não temos nem água, nem esgoto, nem saúde e nem ruas. Responda, estou esperando!

Como pode chamar de monólogo se estou escrevendo pra voce?
Fechar a sua boca? de jeito nehum. Fale o quanto quiser. Defenda o que quiser. Sei que é pedir muito falar em coerência pra voces, mas é meu direito de discordar quando atacas pessoas que só estavam perguntando o que é mais vantajoso pra sociedade. Qual o problema com isso?

Em que tu és diferente da tal "direita inculta e raivosa" na hora que és contrariado?

Só tenha a dignidade de dizer a quem serves.
Sua defesa da prefeitura e a consequente crítica, deixam de ser endereçadas a voce e sim ao cargo que exerces como porta-voz virtual.
Se voce acha que a sua imagem é diferente da descrita aqui, pergunte pra mais pessoas... Afinal, que mal há em ser desta prefeitura? porque deverias sentir vergonha já que está tudo indo tão bem?

Quem não parece gostar de contraditório é voce.


E aí? Vais responder ou vai ser evasivo como sempre? Vamos ao contraditório, estou esperando e não vou evitar aparecer como sugeriste.


Obs.: Citar Marta Suplicy (Favre) é como diziam antigamente "a mosca que voa sobre o cocô do cavalo do bandido no fundo do poço"...
Mas já é um avanço pra quem só copiava...
Anônimo disse…
Esse Francisco Silva parece ser uma pessoa extremamente carente de atenção. Alguém que precisa estar em evidência pra satisfazer seu próprio ego. Tire os holofotes do egocêntrico e verá ele perder a sua motivação! E por falar nisso, sugiro que o mesmo quando pegar o dicionário para encher seus comentários de palavras difíceis que justifiquem o seu nada conceitual, não se esqueça de estudar os verbetes esterEótipo e esterEotipar. Boa sorte!
Anônimo disse…
Opa, muito obrigado pela correção de meu ato falho sr(a)... enfim... seja lá quem for.
Mais uma lição que os Cultos e sábios membros da esquerda pacífica e adoradora do contraditório nos ensina.
Tentar alertar as pessoas para seus erros é algo nobre e eu agradeço, quem sabe relendo o texto sem ser para procurar falhas não reflitas sobre a lição de identificar erros?!
Discordo que eu precise de holofotes, se o sr.(a) quiser posso escrever como anônimo pra não dar a entender que preciso aparecer, exatamente como voce.
Garanto que há pessoas muito mais interessadas em holofotes por aqui que aparecem do nada para dar pitaco e criticar pessoas (tal qua o sr.a.) mesmo que o assunto seja sério e importante.
Já que sois psicólogo(a) e se deu ao trabalho de explicar meu perfil mental e até minhas carências, que tal agora comentar sobre o assunto deste debate e não somente tentar mediunicamente decifrar mentes diferentes das suas.

Tentar desqualificar alguém apontando falhas (e que falha essa que conseguiste achar hein... quase não deu pra entender o sentido do que pretendi escrever) só demonstra que não há argumentos para serem contrapostos, somente a boa e velha virulência contra o interlocutor típica de quem não tem mais o que escrever.

Fale sobre o bondinho.
Fale sobre a necessdiade de termos um bondinho numa cidade imunda, sem ruas, sem esgoto, sem saúde, sem perspectivas, sem nada de avanço de um governo corrupto para outro.
Fale sobre isso.

Lembre que além de mim existe uma multidão na periferia muito mais carente de atenção da sua chefe que prefere usar o nosso dinheiro pra satisfazer e valorizar a casa e os imóveis dos seus amigos do que dar a atenção a quem mais precisa.
Pense nisso.
Anônimo disse…
Que tal uma pergunta pra Tiberio e os outros funcionarios semi-analfabetos da prefeitura que ficam o dia inteiro no blog tentando explicar o inexplicavel.

Vamos considerar que o bondinho é fundamental para termos uma cidade melhor.

ONDE ESTÁ O SAMU?

ONDE ESTÃO AS AMBULÂNCIAS QUE FORAM ADQUIRIDAS E ESTÃO APODRECENDO SEM SEREM USADAS?
Alguém poderia responder?

Jeso, que tal fazer uma reportagem investigativa sobre o apodrecimento das ambulâncias do SAMU?

Já deu pra ver pelo hospital Regional e SAMU que essa GENTE não dá a mínima pra saúde pública.

Vamos relaxar e gozar.

Enfermeira
Anônimo disse…
Ôoo Francisco Lima.. ..bicho, algumas coisas que abordas são até procedentes e são anseios de outros também e não só de ti.O problema é que tu és muito cínico quando te referes às pessoas e isso revela um caráter feio e inconfiável de tua parte. Parece deboche, sabe? O resultado disso é que te tornas um bloguista antipático. Baixa mais a bola, mano.Comenta mais deixa de sêr antipático.Só quero te dar um toque e não vá me desclassificar por isso como anda fazendo em cada intervenção tua por aqui.Seja mais urbano.
Anônimo disse…
errata : Silva / mas
Anônimo disse…
Querida Ana Konda,

Agradeço seu comentário e o seu toque.
Meu objetivo não é ser simpático e o cinismo e o deboche são propositais. Fico feliz que percebeste.
Se voce ler todos os comentários vai entender o porque do uso de cinismo e deboche. Não é algo gratuito e também necessita de leituras anteriores de outros posts aqui pelo Blog pra tentar entender o que se passa.
É exatamente por querer ser urbano que me proponho a comentar.
Toda essa celeuma surgiu quando alguem começou a questionar porque diabos precisamos de bondinho agora se não temos uma única rua digna na cidade, nem saúde com o SAMU e o hospital regional paradoo, ou água encanada... Depois um contumaz defensor do PT local entrou para, aí sim, desqualificar quem fez comentários e perguntas.
Acho que é obrigação de qualquer um não se deixar acomodar diante de abusos ou autoritarismos, seja do governo ou de agentes do governo.

Não vou desclassifica-lo de maneira alguma pois quem sou eu pra isso, aliás, agora que me deste um toque, aproveito pra dar outro. Não se incomode com a miha pessoa, preocupe-se com o tema que está sendo debatido, deixe o perfil de cada um pra lá e foque no tema principal ok?!
Comente sobre a necessidade ou não de termos um bondinho enquanto não temos ônibus decentes por exemplo...


Só me responda uma coisa pra encerrarmos o assunto pois estou bastante curioso:
Se meu nome é Francisco SILVA, porque só voce e o Jeso me chamam de Francisco LIMA?
Já não há Limas suficientes falando bobagem por aí? Mais um é sacanagem.
Anônimo disse…
Ninguém consegue ver uma coisa: O senhor Carlos Eduardo Mendonça doou a escadaria para a cidade (para o PT). Que coração bondoso tem esse senhor, vocês não acham? Que tal mandarmos seu nome para o Vaticano canonizar?
Anônimo disse…
Mas que foi um belo presente para a cidade, isso foi.
Anônimo disse…
Presente maior foi pra quem tem casa ao lado do Mirante... Adivinha quem é?