Ortopedista faz esclarecimentos

O médico ortopedista Eros Ferreira faz esclarecimentos a propósito do post Espera dolorosa:

Caro Jeso, quanto a essa notícia eu não posso ficar omisso. Sou médico ortopedista, santareno, de volta a minha terra, estou atuando no Hospital Municipal desde fevereiro deste ano, inclusive foi o que agilizou meu retorno, a necessidade e a carência da especialidade no hospital municipal.

Quanto você diz "Nenhum deu as caras por lá hoje", não corresponde à verdade, pois eu, assim como Dr. Fernandes, estivemos pela manhã e grande parte do dia realizando procedimentos cirúrgicos naquele mesmo hospital.

O que acontece, para seu esclarecimento e demais leitores, já é motivo de pleito entre nos ortopedista: o serviço de ortopedia funciona em escala de sobreaviso, assim como várias outras especialidade (a maioria). Então, quando occorre um atendimento no serviço de urgência e o médico plantonista solicita a avaliação, a equipe de enfermagem entrar em contato com o especialista da escala de sobreaviso - cada dia está um colega. Aviso que meus dias de sobreaviso são às quartas-feiras.

Sendo assim, a avaliação e o chamado ficam nas mãos da equipe da urgência. Porém, nem sempre esta triagem e o chamado ocorrem como deveria. Muitas vezes somos chamados por algo simples, e outras, em casos graves, demoram para sermos acionados.

A demanda para ortopedia é muito grande naquele serviço de urgência. Já propomos que fiquemos de plantão e não apenas de sobreaviso, porém depende do hospital dar condições de serviço, pessoal e finaceiro para que possamos atuar presencialmente ali.

Ainda não obtivemos resposta oficial da direção do hospital. Nós, médicos do hospital municipal, somos solidários a qualquer pleito e reclamação popular que vise melhorar o atendimento dos pacientes e melhores condições oes de trabalho a todos os funcionários que ali atuam.

Comentários

Aldrwin Hamad disse…
Parabéns Dr. Eros pela sua responsabilidade, caráter e ética ao esclerecer à população o papel que exerces como profissional altamente qualificado e prestador de serviço público, pago com dinheiro público.
Anônimo disse…
O esclarecimento do Dr. Eros apenas expõe as vísceras da vergonha que é a saúde pública em Santarém e o desprezo com que são tratados aqueles que necessitam de atendimento de saúde pública e gratuita como impõe a Constituição Federal.

A utilização do procedimento de "sobreavisos" é uma vergonha que merece, inclusive, a intervenção do Ministério Público. É como se a dor pudesse esperar.

Como disse o Dr. Eros, a solução do problema só depende do Poder Público Municipal. Será que alguma autoridade municipal, em estado de emergência e sofrendo dor, ficaria calmamente aguardando no Pronto Socorro a chegada de um médico de sobreaviso?
Anônimo disse…
O dr. Eros Ferreira foi corajoso primeiro ao não se omitir e segundo por ter a capacidade de explicar que a dor e o sofrimento por que os mais carentes passam na "cidade da gente" não é má vontade dos médicos ou da equipe daqui do hospital e sim, irresponsabilidade e incompetência da administração pública que deixa o Hospital municipal virar um verdadeiro inferno (palavras do dr. Júlio César).

Sem leitos, sem medicamentos, sem estrutura, superlotado. O setor de ortopedia é um caos, principalmente por causa destas motos assassinas e que a prefeitura ainda vai fazer o favor de legalizar mototaxi.Tudo isso enquanto um super-hospital continua fechado por puro capricho do Antônio Rocha e sua gangue.

O secretário de Saúde do município é ORTOPEDISTA também, como o Dr. Eros.
Será que ele não percebe o caos que está o hospital municipal? O mesmo secretário nunca abriu a boca para se pronunciar sobre o fechamento do hospital regional e sua presença como secretário não fez a saúde no Municipal melhorar em nada. A única coisa que fizeram foi pintar o hospital de vermelho, como fazem em tudo.

Por aqui, não são poucas as reclamações a respeito das ausências de uma anestesista que viaja à Belém nos seus horários de sobreaviso para acompanhar um deputado, deixando muita gente sofrendo e esperando para ser operado.

QUEM TINHA QUE EMITIR NOTA DE ESCLARECIMENTO E FAZER PEDIDOS DE DESCULPAS NÃO ERA O DR. EROS E SIM A DIREÇÃO DO HOSPITAL.

Mas, essa prefeitura não sabe de nada, não explica nada, não comenta nada.
Cadê a transparência e o respeito?



Enfermeira do Municipal
Anônimo disse…
Então, infelizmente a noticia do blog é verdadeira: "Nenhum deu as caras por lá", pois Dr.Eros confirma que, embora estivesse no PSM, acompanhado do DR. Fernandes, encontravam-se exrcendo outra atividade. E a paciente citada ficou sem o atendimento do especialista. E O ATENDIMENTO DA GENTE...
Anônimo disse…
Quem então estava de sobreaviso? Isso acontecia com frequencia nos sobreavisos deste secretário, quando ele aparecia por lá só quando achava que podia.
Anônimo disse…
Pode ser afirmado que o doutor, em tela, recebe plantoes. O sobre aviso e pior. JESO qunato recebe este nobre MEDICO?
Anônimo disse…
Quanto ganha?

Pergunte pro Secretário de saúde...
Da última vez que ele ameçou divulgar contra cheques de médicos acabou ficando caladinho caladinho.

Se a prefeitura fosse transparente, todos saberiam dos salários dos que trabalham para ela... incluindo jornalistas e publicitários.
Anônimo disse…
Por inexperiência, o Dr quis proteger a SMS e terminou complicando-a."Casos graves demoram para sermos acionados", vejam o que escreve o Dr que fica de plantão alcançável, e ainda põe a culpa de não ser avisado de casos graves que acontecem no HMS.Grave é a Secretaria Municipal de Saúde permitir que especialidades importantes àquela instituição fiquem de sobreaviso, ou seja, fora do hospital de urgência/emergência esperando que alguém que atenda ao paciente na sala de urgência diagnostique caso grave ou não. Quem deverá fazê-lo é o médico especialista. CRM, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, vejam a situação calamitosa em que se encontra o Hospital Municipal!!!
Esta situação terá que ser resolvida o mais rápido possível, ações judiciais poderão se encetadas contra a Secretaria Municipal de Saúde.
Anônimo disse…
"Atuar presencialmente" "Às vezes somos chamados para casos não graves, quando é grave demoram a nos chamar""Já propomos que fiquemos de plantão e não apenes de sobreaviso"
Não houve até agora resposta da direção e do departamento financeiro da direção do Hospital.
Alô Secretaria Municipal de Saúde!CRM, viu quão graves as afirmações do DR Ortopedista/Traumatologista.
Conselho Municipal de Saúde, onde está? Ministério Público, como fica a situação.
Anônimo disse…
Enquanto isso... Vamos gastar dinheiro com bondinhos!